sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Conselho da Mulher e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social realizam Oficina para Equipe do Centro de Referência da Mulher

A Oficina foi preperada com base na Norma Técnica para os Centros de Referência da Mulher, associada ao contexto das políticas públicas locais voltadas para as mulheres, a atuação da Rede de Atendimento e os dados de violência contra a mulher no município, sistematizado pelo Conselho, a partir das informações oficiais da DEAM. Este conjunto de informações, aclarou as funções e atribuições do CRM, bem como criou os instrumentais para a construção de um Plano de Ação consistente, aplicável e favorável a excelentes resultados.

A Sra. Ana Clara, Secretária Municipal de Desenvolvimento Social que fez a abertura e participou integralmente da Oficina, enfatizou o papel que o Centro irá exercer no município. "O Centro tem um papel fundamental na garantia de políticas públicas de atendimento às mulheres em situação de violência e exerce o papel de articulador das instituições e serviços governamentais e não governamentais que integram a Rede de Proteção à Mulher, realizando todo o acompanhamento para que tenham o apoio necessário, por meio de um trabalho de promoção, proteção e defesa dos seus direitos".

A oficina foi ministrada pela presidente do Conselho Municipal da Mulher de Paulo Afonso, Edvalda Aroucha, com apoio de Glaide Pereira e Mariana Duque (AGENDHA), recebeu a seguinte avaliação das participantes:

“A oficina foi muito construtiva, onde foi abordado todo o universo existente em uma agressão contra a mulher, todos os seus aspectos de uma forma geral. Através da oficina pude capturar a importância da causa, do trabalho em equipe, como também, tirar algumas dúvidas a respeito do novo trabalho”.

“Adorei muito, pois aprendi e fiquei mais informada sobre as violências contras às mulheres e até seus direitos que podem ser exigidos”.

“Foi muito proveitoso e informativo, todas as redes passando informações sobre as violências contras as mulheres. Tiramos muitas dúvidas a respeito do nosso trabalho”.

“Produtivo, trazendo reflexões pertinentes. Muito bom!”.

“Uma manhã maravilhosa, com reflexões esclarecedoras nesta etapa de construção de um novo espaço para as mulheres em conquista dos seus direitos”.

“Muito boa, pena que foi pouco tempo. Mas sei que no decorrer podemos contar com o Conselho da Mulher”.

“Produtiva, informativa, mas necessidade de continuidade depois da prática”.

“Enriquecedora e bastante produtiva”.

“A importância, a valorização da MULHER de forma enfática, independente dela ser MULHER, e sim dela ser HUMANA”.

“Lucrativa, produtiva e enriquecedora”.

“Momento único e fundamental”.

“Muito proveitoso, espero ter outros momentos juntos”.

“Momento muito produtivo, com grandes conhecimentos de grande importância para o nosso crescimento profissional, não esquecendo também do nosso lado humano. E que esse momento seja o primeiro de muito que virão”.

Fonte de declaração da Secretária e Fotos: ASCOM- PMPA - Antonio Francisco (Autorizada pela SEDES)
_______________________________________________________________

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Oficina com a Equipe do Centro de Referência da Mulher de Paulo Afonso/BA – uma iniciativa do CMDM-PA e da SEDES

Dia 06 de agosto (sexta feira), na Casa dos Conselhos de Paulo Afonso/BA, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, estarão realizando a Oficina “Prontas para Acolher e Cuidar” com a equipe do Centro de Referência da Mulher de Paulo Afonso/BA. Participará também a Equipe da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher e demais Instâncias que fazem a Rede de Serviço de Atendimento a Mulher no Município.

Esta Oficina pretende estimular a Equipe do CRM para do início a continuidade dos trabalhos, ser e desenvolver:

  • Uma equipe acolhedora, produtiva, feliz e sempre confiante em seu trabalho;
  • Plano de atendimento humanizado, eficiente, eficaz e efetivo, para acolher cada mulher que procurar o Centro;
  • As condições necessárias para que a mulher em e após atendimento, sinta-se acolhida, apoiada, orientada e encorajada a continuar sua vida com ou sem o parceiro, com mais segurança de si mesma, dos seus direitos e com sua vida em mãos, segui-la com determinação e auto-estima, com todas as possibilidades de viver produtivamente e feliz.
A Oficineira será Edvalda Aroucha, presidente do CMDM-PA, com apoio de Mariana Duque e Glaide Pereira (AGENDHA).
_________________________________________