segunda-feira, 30 de julho de 2012

Salve 25 de julho !!!!!!!!


O Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha tornou-se marco em 25 de julho de 1992, durante o I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-caribenhas, em Santo Domingos, República Dominicana. Neste dia estimou-se que se tornaria o marco internacional da luta e da resistência da mulher negra. Logo, a sociedade civil e governo têm atuado para consolidar e dar visibilidade a esta data, tendo em conta a condição de opressão de gênero e racial/étnica em que vivem estas mulheres, explícita em muitas situações do dia a dia.
Portanto a Promoção de Políticas Públicas para Mulheres na atual conjuntura política brasileira é uma marca dos resultados da luta das mulheres, sobretudo dos movimentos sociais, do movimento negro, bem como das mulheres negras em nosso país - criar uma secretaria que trate de raça e gênero nos municípios e nos estados abre um espaço para o debate em torno da garantia de seus direitos na sociedade bem como para a elaboração de proposições que visem propiciar uma melhor qualidade de vida para estas. Muito embora saibamos que ainda existem distorções no que tange o acesso das mulheres nos espaços de Poder, e, sobretudo no mercado de trabalho que na atualidade ainda se encontram em desvantagem salarial em relação ao homem, ou ainda não lhe é dada a condição de acesso.
É uma data não para ser comemorada, mas celebrada com vista a potencialização e articulação das mulheres negras em cada lugar deste país e dos nossos países irmãos.

Marileide Luna Brasil
Presidente do Conselho da Mulher
CMDM - Paulo Afonso - Bahia