sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Informes da DEAM e do Conselho da Mulher para que a COPA DE VELAS seja só de alegria e segurança

É importante antes de tudo, deixar claro que o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher não tem a função de solucionar o problema das mulheres que sofrem violência, mas sim facilitar o acesso aos meios de informações e encorajá-las para que elas busquem e encontrem apoio nas Redes de Serviços Públicos, nas Instâncias Policiais (especialmente na DEAM), no Ministério Público e no Poder Judiciário.

Este ano a DEAM não estará aberta no final de semana, mas todas as mulheres que de alguma forma se sentirem agredidas, devem procurar o Posto da Polícia Militar no circuito da festa ou Delegacia Geral, prestar queixa e requerer os procedimentos imediatos cabíveis, conforme os artigos 10 e 11 da Lei Maria da Penha. Estes procedimentos iniciais serão encaminhados a DEAM para a continuidade do processo.

Em caso de agressão física procurar a Unidade de Saúde mais próxima, pois além de se cuidar apropriadamente, este atendimento poderá servir como prova no inquérito policial.

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, também encaminhou ao Comando do 20º Batalhão de Polícia e a 1ª. Companhia de Infantaria pedido de policiamento ostensivo das 18:00 às 06:00 horas da manhã e no período de todo os dias da realização da COPA DE VELAS, na Avenida André Falcão e imediações, situadas no entorno da área de pertencimento do Exercíto que tem uma cobertura vegetal neste período do ano mais densa e são próximas ao referido evento. Mesmo sendo uma área de segurança e tendo muitos avisos, algumas pessoas invadem esta área para consumir drogas e cometer atos que geram insegurança social. A pretensão é evitar de todas as maneiras possíveis a ocorrência de qualquer tipo de violência.

As mulheres também podem colaborar fazendo a sua parte. Algumas sugestões:

Andar somente por ruas e avenidas iluminadas e movimentadas;

Evitar todos os tipos de bebida alcoólica, mas se caso tomar, ficar atenta ao seu limite orgânico e também ao seu copo;


Somente namorar em locais que inspirem segurança;


Só levar na carteira ou bolsa, um documento, como a Habilitação ou a Identidade e pouco dinheiro. Se usar cartão, leve apenas um (o indispensável). Se precisar levar outros documentos, optar por cópias autenticadas;


Se desconfiar que alguém está lhe seguindo ou vem em sua direção com más intenções, corra imediatamente de preferência para o meio da rua ( cuidado para não ser atropelada!)


Seja prudente e converse com outras pessoas sobre os conhecimentos e dicas de como aumentar a sua segurança e a da sua família;


Cuide bem da sua saúde em todos os sentidos, dimensões e amplitude.

Por fim reafirmar que mesmo as Redes de Serviços Públicos, Instâncias Policiais (especialmente a DEAM), Ministério Público e Poder Judiciário, tendo algumas limitações estruturais (poucos profissionais para tantas demandas, necessidade de mais veículos e até combustível, dentre outras), redobram forças, são comprometidos, atuantes e muito tem contribuído para que a vida das mulheres paulafonsina seja mais tranqüila, produtiva e feliz. Portanto confie, busque-os e colabore!