quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Chesf e AGENDHA assinam Termo de Cooperação para contribuir com a Criação de 15 Conselho da Mulher



Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco) e AGENDHA assinam dia 29 de dezembro de 2009, Termo de Cooperação, objetivando estabelecer condições para a consecução do Plano de Trabalho: Iniciativas Socioeducativas e Sustentáveis para a Construção de Conselhos Municipais da Mulher, nos municípios do entorno da geração e transmissão de energia da Chesf – Regional Paulo Afonso/BA.

Será apoiada a construção de 15 Conselho da Mulher em municípios de 04 Estados:
  • Alagoas: Delmiro Gouveia, Olho D’Água do Casado e Piranhas

  • Bahia: Antas, Chorrochó, Cícero Dantas, Glória, Jeremoabo, Macururé, Pedro Alexandre e Rodelas

  • Pernambuco: Jatobá, Petrolândia e São José do Belmonte

  • Sergipe: Canindé do São Francisco

Este Projeto é uma resposta objetiva a várias demandas dos municípios que participaram do I e II Encontros de Mulheres da Região Beira Rio Caatinga em Paulo Afonso, dos quais foram construídas e apresentadas propostas para o I e II Planos Nacional de Política para as Mulheres.

A partir destas demandas passamos a elaborar o Projeto “Gerando Energias para Construir Conselhos da Mulher” e em 11 de março de 2009, realizamos uma Oficina com o objetivo de socializar suas idéias; receber contribuições de acordo com as necessidades de cada município presente; diagnosticar as principais demandas em relação à criação de Conselhos da Mulher; bem como, quais os apoios cada município poderá colocar, no sentido de estabelecer uma parceria atuante e sustentável.

Mais um passo na trilha da cidadania e para tanto contamos com o fundamental, indispensável e imensurável apoio de Secretários(as), Vereadores(as) e Prefeitos(as), Organizações da Sociedade Civil e da população em geral, principalmente das mulheres, de cada município.

Juntos poderemos fazer acontecer estes Conselhos da Mulher, Instância que além de assegurar os seus Direitos, como o cumprimento da Lei Maria da Penha, especialmente em municípios que ainda não tem uma DEAM (Delegacia Especializada no Atendimento a Mulher), propor e contribuir com a implementação de políticas públicas voltadas para as mulheres e controle social.

Estamos fortalecidas, preparadas e empenhadas em fazer o melhor possível para que este trabalho responda as expectativas das mulheres e suas famílias e das políticas públicas voltadas para elas em cada um destes municípios. Vamos a luta, ao trabalho e as conquistas coletivas, dialogadas, interativas e geradoras de mudanças positivas, efetivas e afetivas!!!

______________________________