Ata de Reunião Extraordinária do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, acontecida aos 03 dias do mês de março do ano de dois mil e doze iniciada com a Srª. Marileide Luna Brasil, às 9h, agradecendo a presença de todos fazendo menção às atividades desenvolvidas no ano em curso, focando a programação do dia da Mulher que aconteceu com amplitude e êxito. Em continuidade a programação do dia da Mulher, dia 11 de abril às 14 horas, no memorial Chesf haverá uma Mesa redonda com a temática: “Afetividade, Sexualidade e Saúde na adolescência”. Em continuidade com o curso de aperfeiçoamento para as conselheiras, hoje foi desenvolvida a segunda etapa do curso com a palestrante Valdecy Nascimento. Em consenso, ficou decidido que o curso decorrerá em turnão. A palestrante iniciou com uma técnica do “carro novo” em primeira revisão, desenvolvida em fila indiana, todos no corredor são “cutucados”. O objetivo da dinâmica foi otimizar o contato humano possibilitando uma interrelação satisfatória no grupo. A palestrante explanou sobre o PMASC – 1-Planejamento, 2-Monitoramento, 3-Avaliação, 4-Sistematização e 5-Comunicação. Todos receberam um papel colorido para escrever o conceito de Planejamento. As conselheiras conceituaram: 1.1- Ato linear, tradicional e hermenêutico; 1.2- Organizar atividades; 1.3- Sistematizações de ações; 1.4- sistematização das ideias, dos objetivos traçados, visualizando o que queremos alcançar como e quando; 1.5- Seriedade, praticidade, comprometimento no momento da realização das ações; 1.6- Estabelecer rumo-foco-objetivo aonde se quer ir, como se quer alcançar o objetivo em prazo e de formar sustentável; 1.7- organização e sistematização de ações por um período estabelecido; 1.8- Organizar as ideias para executá-la em determinado tempo; 1.9- É a estratégia utilizada para organizar as ações provendo um objetivo; 1.10- Colocar todas as atividades do dia a dia em uma sequencia que possa seguir; 1.11- Forma de organizar ações; 1.12- organizações de atividades, tarefas; 1.13- melhor aquilo que vamos fazer; 1.14- organizar ideias para executar e facilitar o trabalho; 1.15- Organizar ações necessárias focando nos objetivos deliberando com o tempo disponível e com os responsáveis para a execução das ações. O segundo momento a palestrante tratou do Monitoramento para entendermos a Razão de Existência do Conselho - 2.1-como fiscalizador das Politicas públicas; 2.2-Mediador entre sociedade e estado; 2.3-propor políticas públicas; 2.4-fortalecimento de controle social; 2.5-avaliador das políticas; 2.6-difundir as conquistas e os direitos; 2.7-fomentar a institucionalização das políticas; 2.8- estabelecer parcerias estratégicas para assegurar objetivos. O terceiro momento refletiu sobre avaliarmos nossas ações para identificarmos onde queremos chegar: 3.1- Ser referencia territorial do controle das políticas para as mulheres; O quarto momento tratou da sistematização de como chegarmos às metas estabelecidas: 4.1-conscientização do papel das conselheiras para fortalecimento do conhecer e mapear as políticas para as mulheres à luz do plano Estadual através de oficinas de estudos, até dia 30 de abril de 2012[1]; 4.2- Construir instrumentos; 4.3- Dialogar com a sociedade através de audiências públicas, 4.4- acionar o Ministério Público para ajustamento de condutas, 4.5-sistematização das proposições das competências e apresentar para os municípios; 4.6-fomentar o diálogo com o Conselho Nacional, 4.7-Conselho Estadual, Secretaria Políticas para as Mulheres da Bahia e Secretaria Políticas para as Mulheres em nível Nacional; 4.8-Construir o Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres.
O quinto momento tratou da Comunicação como instrumento de fortalecimento e surgimento das organizações das Mulheres. 5.1- Formação política das lideranças e conselheiras, 5.2- Difusão de informações e dados sobre a situação da mulher; 5.3- Instrumentalizar e equipar a sede do conselho Municipal; 5.4- Plano de ação de Comunicação; 5.5- reuniões itinerantes do CMDM; 5.6- Calendário de reuniões do Conselho. 5.7- Cumprir a rotina; 5.8- Equipar e consolidar o espaço do CMDM na casa dos Conselhos com uma pessoa para secretariar e acompanhar as demandas. A próxima reunião será dia 13 de abril, na casa dos Conselhos das 8h00min as 13h00min. Houve uma avaliação verbal do encontro. Em seguida foi servido um lanche. A reunião terminou às 13h15m, inexistindo qualquer outra manifestação, lavrou-se a presente ata que, lida, foi aprovada e será assinada por mim, Maria Gilvanira Gomes da Silva-Primeira Secretária do CMDM e por todos os membros presentes.
[1] Reuniões Extraordinárias – Respeitando o dia de encontro estabelecido pelas conselheiras. Nas terceiras quintas-feiras de cada mês.