terça-feira, 10 de abril de 2012

Ata de Reunião Extraordinária do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher

Ata de Reunião Extraordinária do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, acontecida aos 03 dias do mês de março do ano de dois mil e doze iniciada com a Srª. Marileide Luna Brasil, às 9h, agradecendo a presença de todos fazendo menção às atividades desenvolvidas no ano em curso, focando a programação do dia da Mulher que aconteceu com amplitude e êxito. Em continuidade a programação do dia da Mulher, dia 11 de abril às 14 horas, no memorial Chesf haverá uma Mesa redonda com a temática: “Afetividade, Sexualidade e Saúde na adolescência”. Em continuidade com o curso de aperfeiçoamento para as conselheiras, hoje foi desenvolvida a segunda etapa do curso com a palestrante Valdecy Nascimento. Em consenso, ficou decidido que o curso decorrerá em turnão. A palestrante iniciou com uma técnica do “carro novo” em primeira revisão, desenvolvida em fila indiana, todos no corredor são “cutucados”. O objetivo da dinâmica foi otimizar o contato humano possibilitando uma interrelação satisfatória no grupo. A palestrante explanou sobre o PMASC – 1-Planejamento, 2-Monitoramento, 3-Avaliação, 4-Sistematização e 5-Comunicação. Todos receberam um papel colorido para escrever o conceito de Planejamento. As conselheiras conceituaram: 1.1- Ato linear, tradicional e hermenêutico; 1.2- Organizar atividades; 1.3- Sistematizações de ações; 1.4- sistematização das ideias, dos objetivos traçados, visualizando o que queremos alcançar como e quando; 1.5- Seriedade, praticidade, comprometimento no momento da realização das ações; 1.6- Estabelecer rumo-foco-objetivo aonde se quer ir, como se quer alcançar o objetivo em prazo e de formar sustentável; 1.7- organização e sistematização de ações por um período estabelecido; 1.8- Organizar as ideias para executá-la em determinado tempo; 1.9- É a estratégia utilizada para organizar as ações provendo um objetivo; 1.10- Colocar todas as atividades do dia a dia em uma sequencia que possa seguir; 1.11- Forma de organizar ações; 1.12- organizações de atividades, tarefas; 1.13- melhor aquilo que vamos fazer; 1.14- organizar ideias para executar e facilitar o trabalho; 1.15- Organizar ações necessárias focando nos objetivos deliberando com o tempo disponível e com os responsáveis para a execução das ações. O segundo momento a palestrante tratou do Monitoramento para entendermos a Razão de Existência do Conselho - 2.1-como fiscalizador das Politicas públicas; 2.2-Mediador entre sociedade e estado; 2.3-propor políticas públicas; 2.4-fortalecimento de controle social; 2.5-avaliador das políticas; 2.6-difundir as conquistas e os direitos; 2.7-fomentar a institucionalização das políticas; 2.8- estabelecer parcerias estratégicas para assegurar objetivos. O terceiro momento refletiu sobre avaliarmos nossas ações para identificarmos onde queremos chegar: 3.1- Ser referencia territorial do controle das políticas para as mulheres; O quarto momento tratou da sistematização de como chegarmos às metas estabelecidas: 4.1-conscientização do papel das conselheiras para fortalecimento do conhecer e mapear as políticas para as mulheres à luz do plano Estadual através de oficinas de estudos, até dia 30 de abril de 2012[1]; 4.2- Construir instrumentos; 4.3- Dialogar com a sociedade através de audiências públicas, 4.4- acionar o Ministério Público para ajustamento de condutas, 4.5-sistematização das proposições das competências e apresentar para os municípios; 4.6-fomentar o diálogo com o Conselho Nacional, 4.7-Conselho Estadual, Secretaria Políticas para as Mulheres da Bahia e Secretaria Políticas para as Mulheres em nível Nacional; 4.8-Construir o Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres.

O quinto momento tratou da Comunicação como instrumento de fortalecimento e surgimento das organizações das Mulheres. 5.1- Formação política das lideranças e conselheiras, 5.2- Difusão de informações e dados sobre a situação da mulher; 5.3- Instrumentalizar e equipar a sede do conselho Municipal; 5.4- Plano de ação de Comunicação; 5.5- reuniões itinerantes do CMDM; 5.6- Calendário de reuniões do Conselho. 5.7- Cumprir a rotina; 5.8- Equipar e consolidar o espaço do CMDM na casa dos Conselhos com uma pessoa para secretariar e acompanhar as demandas. A próxima reunião será dia 13 de abril, na casa dos Conselhos das 8h00min as 13h00min. Houve uma avaliação verbal do encontro. Em seguida foi servido um lanche. A reunião terminou às 13h15m, inexistindo qualquer outra manifestação, lavrou-se a presente ata que, lida, foi aprovada e será assinada por mim, Maria Gilvanira Gomes da Silva-Primeira Secretária do CMDM e por todos os membros presentes.



[1] Reuniões Extraordinárias – Respeitando o dia de encontro estabelecido pelas conselheiras. Nas terceiras quintas-feiras de cada mês.