Vários conceitos foram dados para o desenvolvimento de um Plano de Ação com excelente qualidade, destacando a importância de cada um dos pontos característicos do PMASC. A palestrante tratou inicialmente de conceitos de Planejamento. Em seguida, do Monitoramento para entendermos a razão de existência do Conselho como fiscalizador das Politicas públicas fomentando a institucionalização dessas políticas e estabelecendo parcerias estratégicas para assegurar os objetivos. Foi feita uma reflexão sobre a importância de avaliar as ações para identificar os objetivos a serem alcançados com sistematização para atingir metas estabelecidas fomentando o diálogo com o Conselho Nacional, Conselho Estadual, Secretaria Políticas para as Mulheres da Bahia e Secretaria de Políticas para as Mulheres a nível Nacional para construir as diretrizes do Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres.
O quinto momento tratou da Comunicação como instrumento de fortalecimento e surgimento das organizações das Mulheres fomentando entre outras proposições a formação política das lideranças e conselheiras, realização de reuniões itinerantes do CMDM e consolidação do espaço do CMDM na Casa dos Conselhos com uma pessoa para secretariar e acompanhar as demandas, entre outras necessidades inerentes ao Conselho;.
O próximo encontro do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher será dia 13 de abril, sexta-feira na Casa dos Conselhos.