terça-feira, 25 de agosto de 2009

Prevenção à Violência Sexual

A violência sexual pode ser considerada uma das violências de gênero já que está baseada na desigualdade entre homens e mulheres.

É importante salientar que a dominação do sexo masculino em relação do sexo feminino se expressa na forma como meninos e meninas são educados e socializados, os meninos aprendem a ter comportamentos agressivos de domínio do mundo público, enquanto, espera-se que as meninas sejam sensíveis e capazes de desempenhar funções domésticas.

Para prevenir a violência sexual, é importante buscar ouvir as mulheres e identificar se estão em situação de violência sexual, além de suspeitar de sinais desse tipo de violência.

Conheça alguns tipos de prevenção:

Prevenção Primária - deve realizar abordagens que visam a evitar a violência sexual antes que ela ocorra, refletindo sobre as atitudes e práticas culturais que reforçam a desigualdade de gênero como causa da violência sexual

Prevenção Secundária - deve realizar respostas mais imediatas à violência sexual, tais como assistência pré-hospitalar, serviços de emergência, tratamento de doenças sexualmente transmitidas após uma violência sexual e oferta de contracepção de emergência

Prevenção Terciária - deve assegurar a assistência em longo prazo no caso de violência sexual, tais como reabilitação e reintegração, e tenta diminuir o trauma ou reduzir a invalidez de longo prazo associada à violência

No momento em que as mulheres se sentem confortáveis para expor situação de violência sexual, os serviços de saúde devem proteger e apoiar as mulheres em situação de violência sexual. As ações dos serviços de saúde servem para reduzir a ocorrência futura da violência sexual e modificar sua origem.

As iniciativas de grupos de apoio têm se mostrado de grande auxílio para as mulheres que vem tentando romper com o ciclo da violência e que também estão se recuperando de uma violência sexual.

Os grupos de ajuda com agressores dirigidos à mudança de atitude também são uma importante estratégia de prevenção.

Em Paulo Afonso/BA, você pode buscar diversos tipos de ajuda, nas seguintes Instituições:

DEAM: 3692 1437
Polícia Civil: 3282 6194 - 3282 6195 (plantão)
Batalhão: 190
Disque Denuncia: 180
SAMU: 192
Hospital Nair Alves: 3282 2222
Hospital Municipal de Paulo Afonso/BA: 3692 1755
Ministério Público: 3281 3410
Defensoria Pública: 3282 6141
Conselho Tutelar: 3282 0653
CREAS: 3282 4825
Conselho da Mulher: 3281 5370

Fonte: http://www.ess.ufrj.br/prevencaoviolenciasexual/index.php/prevencao-a-violencia-sexual