segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Campanha 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra à mulher - Paulo Afonso BA

Ações realizadas por iniciativa, incentivo, disseminação ou apoio das parcerias:

  • Secretaria de Desenvolvimento Social/Prefeitura Municipal de Paulo Afonso
  • Conselho Municipal dos Direitos da Mulher
  • Centro de Referência da Mulher Eudócia Antunes de Assis
  • Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher

DIA 25 DE NOVEMBRO DE 2010
• Sessão Especial em reconhecimento ao Dia Internacional de Combate a Violência Contra a Mulher, organizada pela Câmara de Vereadores, visando disseminar o cenário da realidade da violência contra a mulher em nosso município Câmara Municipal de Paulo Afonso, 09 horas da manhã, contando com a presença de mulheres representantes dos órgãos públicos e de classe, clube de serviços, associações, instituições de ensino e sociedade em geral;
• II Encontro Fortalecendo os vínculos da Rede de Atenção à Mulher com o objetivo de promover a integração entre as Instituições que prestam serviços a mulheres em situação de violência, em Salvador – BA, com a presença de Técnicos da Rede de Atenção à Mulher

DIA 29 DE NOVEMBRO DE 2010
• Reunião com todos os Conselhos Municipais existentes em Paulo Afonso, de iniciativa do Conselho Municipal da Mulher e da pela Rede de Atendimento à Mulher, pretendendo relacionar e potencializar as ações semelhantes ou que interagem para fazerem coletivamente encaminhamentos dos processo em andamento junto ao Poder Judiciário. Este evento ocorrerá na Sala de Reunião da Casa dos Conselhos a partir de 08:30h da manhã pontualmente.

DIAS 02 e 03 DE DEZEMBRO DE 2010
• I Congresso de Criminalística da Região Nordeste da Bahia, no Instituto Federal da Bahia (IFBA) tendo início das 09:00h até as 16:00h, com a participação dos funcionários da Secretaria de Segurança Pública, Polícia Rodoviária Federal, Guarda de Trânsito, Ministério Público, Justiça, Pesquisadores, professores e estudantes do ensino superior e interessados em gera;
• A convite do I Congresso de Criminalística da Região Nordeste da Bahia, dia 02, as 14:00 horas, o Conselho da Mulher, realizará uma Oficina “Defesa dos Direitos e das Políticas Públicas voltadas para as mulheres;”
• Neste mesmo Congresso, nos dias 02 e 03, terá um estande do Centro de Referência da Mulher a fim de divulgar o trabalho realizado por esta Instituição.

DIA 07 DE DEZEMBRO DE 2010 (a confirmar)
• Por solicitação do Conselho da Mulher e da Rede de Atendimento à Mulher, a ser coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, acontecerá uma Reunião com Dirigentes e Profissionais da Área de Saúde do município (publica e privada), para tratar e orientar sobre a aplicabilidade da Lei que “Cria o procedimento de Notificação Compulsória da Violência Contra a Mulher atendida em Serviços de Urgência e Emergência, bem como na Rede Básica de Atendimento, no âmbito do município de Paulo Afonso, com base na Lei Federal nº. 10.778 de 24 de novembro de 2003”. Esta importante reunião ocorrerá no CEMPA, das 14:00 as 17:30, se iniciada pontualmente;
• Palestra pela equipe do Centro de Referência da Mulher, sobre as temáticas que envolvem a Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher, as 19:00 horas na Escola Municipal São Vicente de Paulo, contando com a participação de estudantes, professores e funcionários.

DIA 08 DE DEZEMBRO DE 2010
• Palestra pela equipe do Centro de Referência da Mulher, sobre as temáticas que envolvem a Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher, as 19:00 horas na Escola Municipal João Bosco, contando com a participação de estudantes, professores e funcionários.
DIA 10 DE DEZEMBRO DE 2010
• Panfletagem na Avenida Getúlio Vargas (Centro) - em frente à Gráfica Jatobá das 16:00 às 18:00, objetivando mobilizar toda comunidade pauloafonsina pelo Fim da Violência Contra a Mulher.
Em todo este período, o Conselho da Mulher, que é vinculado a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, estará realizando a convite de Universidades e outras Instituições de Ensino, Organizações da Sociedade Civil e Empresas, palestras “pelo fim da violência contra à mulher”.
______________________________________

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

A Câmara Municipal de Vereadores, promoverá uma Sessão Especial no Dia Internacional de Combate a Violência Contra à Mulher

A Câmara Municipal de Paulo Afonso atendendo ao Requerimento do vereador Celso Brito Miranda, realizará uma Sessão Especial no dia 25 de Novembro, quinta-feira, às 9h, no Plenário da Câmara, em reconhecimento ao Dia Internacional de Combate a Violência Contra a Mulher.

Para esta Sessão Especial foram convidadas mulheres representantes dos órgãos públicos e de classe, clube de serviços, associações, instituições de ensino e a sociedade em geral, que conjuntamente com a Câmara Municipal têm se empenhado no combate a esta mazela social, que destrói famílias e deixa cicatrizes por toda a vida.

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher se fará presente e desde já parabeniza o Vereador por esta imprescindível e determinante iniciativa.

É importante ressaltar que o Prefeito Anilton Bastos Pereira, sancionou a Lei 1178 de 25 de fevereiro de 2010, aprovada na Câmara de Vereadores por iniciativa do parlamentar municipal Celso Brito, da qual evidenciamos o Art. 1º. “Cria o procedimento de Notificação Compulsória da Violência Contra a Mulher atendida em Serviços de Urgência e Emergência, bem como na Rede Básica de Atendimento, no âmbito do município de Paulo Afonso, com base na Lei Federal nº. 10.778 de 24 de novembro de 2003”.
___________________________________________

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Conselho dará palestra no Evento organizado pela Igreja Adventista do 7º. Dia

O Departamento dos Ministérios da Mulher da Igreja Adventista do 7º. Dia, realizará dia 25 de setembro, no Memorial Chesf, o evento do Programa que desenvolve há 8 anos "Quebrando o Silêncio". É uma iniciativa socioeducativa pela paz das mulheres e suas famílias.

O Conselho da Mulher de Paulo Afonso, foi convidado a palestrar e terá muito prazer em apresentar sua atuação e contribuir de alguma forma com esta luta.

Parabéns a Igreja pela oração. Participe!
_________________________________________

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Conselho da Mulher divulga: 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef em Paulo Afonso

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a
Comissão Pró-Selo, em parceria com a Prefeitura Municipal de Paulo Afonso,
estarão realizando no dia 28 de setembro o 1o. Fórum Comunitário do Selo Unicef
Município Aprovado, edição 2009-2012.

Fonte: PMPA/ASCOM

O Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres apóia esta iniciativa, pois todas as mulheres, querem as crianças e adolescentes com cada vez mais e melhor: educação, saúde, meio ambiente saudável, lazer, segurança e tudo mais que faz uma família feliz. Participe você também!_____________________________

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

COPAVELA 2010 - DICAS DE SEGURANÇA PARA AS MULHERES


A Copa Vela, micareta de Paulo Afonso, BA, está na sua 21ª edição, e acontece de 03 a 06 de setembro. A cidade já respira diversão e está em contagem regressiva para o maior evento da região.
Para as mulheres que participam desta festa, desejamos muita alegria e tranqüilidade. E com a pretensão de colaborar com esta merecida alegria, o Conselho da Mulher faz algumas sugestões de como se prevenir da violência.

Para se prevenir de qualquer tipo de violência o primeiro passo é não se colocar em situações ou em locais de risco.

Primeiro que tudo ande sempre de cabeça erguida demonstrando segurança.

SE VOCÊ FOR SEGUIDA NA RUA, SEJA RÁPIDA:



  • Procure mudar de calçada

  • Procure seguir por ruas movimentadas

  • Toque a campanhia de qualquer casa e peça ajuda

  • Evite que a pessoa lhe siga até sua casa

  • Carregue a chave num chaveiro entre o dedos, pois além de poder lhe servir como defesa, poderá ajudar abrir a porta com mais rapidez ao chegar em casa

  • GRITE: LADRÃO, FOGO, SOCORRO, mas, sobretudo, ladrão e fogo, pois com estas duas últimas palavras, a tendência é que as pessoas ajudem mais imediatamente

PREVENÇÃO AO VOLTAR E CHEGAR EM CASA


  • Ao voltar para casa avise um parente sobre o horário em que vai chegar, para que a pessoa possa aguardá-la

  • Na entrada de casa a orientação é que fique atenta a movimentos estranhos. Procurem dar mais uma volta na quadra e só entrar no local depois de sentir que a situação está tranquila.

PREVENÇÃO NAS PARADAS DE ÔNIBUS


  • Evite esperar na parada de ônibus sozinha, em locais mal iluminados e desertos e, principalmente, preste atenção ao que está acontecendo em volta. Se for realmente necessário, vá com um grupo de pessoas.

PREVENÇÃO AO ENTRAR NO CARRO E QUANDO ESTIVER DIRIGINDO



  • Observe a movimentação antes de se dirigir ao carro. Quando for embora, dirija-se ao veículo com a chave em punho, pronta para abrir a porta e dar a partida. Não esqueça de observar os carros ao lado do seu

  • Se notar alguma atitude suspeita, mesmo que tenham dúvidas, volte para um local seguro e chamem um segurança para acompanhá-la até o carro. No momento em que entrar no carro, trave as portas e vá embora

  • Não fique parada dentro do carro em estacionamentos e vias públicas

  • Se uma pessoa do sexo masculino estiver sentada sozinha no assento do carona do carro próximo ao seu, você deverá pedir a um segurança ou policial para acompanhá-la até seu carro.

O IDEAL É NÃO INGERIR BEBIDAS ALCOOLICAS. MAS CASO BEBA, TOME OS SEGUINTES CUIDADOS:



  • Fique sempre atenta ao seu copo. Mantenha o tempo inteiro sob o seu controle

  • Se for ao banheiro, ao retornar utilize outro copo e reabasteça com a sua bebida

  • Só aceite bebida que seja aberta em sua presença

  • Tenha controle dos seus limites

  • Se beber, não dirija.

PREVENÇÃO UTILIZANDO CELULAR



  • Evite usar o celular ao caminharem pela rua.

PREVENÇÃO PARA NÃO SEREM AGREDIDAS


  • Em caso de suspeita, evite aproximação com o suspeito, mude de calçada. Se for preciso, corra e grite fogo “socorro”

  • Procure seguir por ruas movimentadas


SE SOFRER ALGUM TIPO DE VIOLÊNCIA, FAÇA O SEGUINTE:



  • Peça que alguém chame a polícia

  • Coloque o número da polícia no seu celular da seguinte maneira: A A DELEGACIA e ficará dentre as primeiras chamadas do telefone.
    Delegacia Comum Plantonista: (75) 3282 6195
    Delegacia da Mulher: (75) 3282 5362
    Centro de Atendimento à Mulher: 180

  • Se sofreu uma violência, deixe que alguém fique com você. Peça para alguém fotografar as marcas de violência em você, pois ajudará na denúncia.

  • Se pressentir que alguma coisa vai acontecer, você, os filhos e as filhas, estão em perigo: SAIA IMEDIATAMENTE

  • O ideal é chamar a polícia

  • Se por alguma razão não queira chamar de imediato a polícia, enquanto se encoraja, busque abrigo no lugar mais próximo e oportuno.

Seguindo estas orientações sua festa será mesmo uma grande festa!!! Aproveite e boa sorte.


“Mas evento não é só festa. É oportunidade de trabalho. Enquanto uns curtem, outros vêem uma oportunidade de ganhar dinheiro. Centenas de empregos diretos e indiretos são gerados. Hotéis, pousadas, bares, restaurante, comércio de confecções, barraqueiros são alguns desses setores beneficiados”.

Por isto faça a sua parte e colabore. O próprio site da Copa Vela 2010, tem Dicas de Segurança. Para complementar estas veja: www.copavela.com.br
_____________________________________

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Conselho da Mulher e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social realizam Oficina para Equipe do Centro de Referência da Mulher

A Oficina foi preperada com base na Norma Técnica para os Centros de Referência da Mulher, associada ao contexto das políticas públicas locais voltadas para as mulheres, a atuação da Rede de Atendimento e os dados de violência contra a mulher no município, sistematizado pelo Conselho, a partir das informações oficiais da DEAM. Este conjunto de informações, aclarou as funções e atribuições do CRM, bem como criou os instrumentais para a construção de um Plano de Ação consistente, aplicável e favorável a excelentes resultados.

A Sra. Ana Clara, Secretária Municipal de Desenvolvimento Social que fez a abertura e participou integralmente da Oficina, enfatizou o papel que o Centro irá exercer no município. "O Centro tem um papel fundamental na garantia de políticas públicas de atendimento às mulheres em situação de violência e exerce o papel de articulador das instituições e serviços governamentais e não governamentais que integram a Rede de Proteção à Mulher, realizando todo o acompanhamento para que tenham o apoio necessário, por meio de um trabalho de promoção, proteção e defesa dos seus direitos".

A oficina foi ministrada pela presidente do Conselho Municipal da Mulher de Paulo Afonso, Edvalda Aroucha, com apoio de Glaide Pereira e Mariana Duque (AGENDHA), recebeu a seguinte avaliação das participantes:

“A oficina foi muito construtiva, onde foi abordado todo o universo existente em uma agressão contra a mulher, todos os seus aspectos de uma forma geral. Através da oficina pude capturar a importância da causa, do trabalho em equipe, como também, tirar algumas dúvidas a respeito do novo trabalho”.

“Adorei muito, pois aprendi e fiquei mais informada sobre as violências contras às mulheres e até seus direitos que podem ser exigidos”.

“Foi muito proveitoso e informativo, todas as redes passando informações sobre as violências contras as mulheres. Tiramos muitas dúvidas a respeito do nosso trabalho”.

“Produtivo, trazendo reflexões pertinentes. Muito bom!”.

“Uma manhã maravilhosa, com reflexões esclarecedoras nesta etapa de construção de um novo espaço para as mulheres em conquista dos seus direitos”.

“Muito boa, pena que foi pouco tempo. Mas sei que no decorrer podemos contar com o Conselho da Mulher”.

“Produtiva, informativa, mas necessidade de continuidade depois da prática”.

“Enriquecedora e bastante produtiva”.

“A importância, a valorização da MULHER de forma enfática, independente dela ser MULHER, e sim dela ser HUMANA”.

“Lucrativa, produtiva e enriquecedora”.

“Momento único e fundamental”.

“Muito proveitoso, espero ter outros momentos juntos”.

“Momento muito produtivo, com grandes conhecimentos de grande importância para o nosso crescimento profissional, não esquecendo também do nosso lado humano. E que esse momento seja o primeiro de muito que virão”.

Fonte de declaração da Secretária e Fotos: ASCOM- PMPA - Antonio Francisco (Autorizada pela SEDES)
_______________________________________________________________

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Oficina com a Equipe do Centro de Referência da Mulher de Paulo Afonso/BA – uma iniciativa do CMDM-PA e da SEDES

Dia 06 de agosto (sexta feira), na Casa dos Conselhos de Paulo Afonso/BA, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, estarão realizando a Oficina “Prontas para Acolher e Cuidar” com a equipe do Centro de Referência da Mulher de Paulo Afonso/BA. Participará também a Equipe da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher e demais Instâncias que fazem a Rede de Serviço de Atendimento a Mulher no Município.

Esta Oficina pretende estimular a Equipe do CRM para do início a continuidade dos trabalhos, ser e desenvolver:

  • Uma equipe acolhedora, produtiva, feliz e sempre confiante em seu trabalho;
  • Plano de atendimento humanizado, eficiente, eficaz e efetivo, para acolher cada mulher que procurar o Centro;
  • As condições necessárias para que a mulher em e após atendimento, sinta-se acolhida, apoiada, orientada e encorajada a continuar sua vida com ou sem o parceiro, com mais segurança de si mesma, dos seus direitos e com sua vida em mãos, segui-la com determinação e auto-estima, com todas as possibilidades de viver produtivamente e feliz.
A Oficineira será Edvalda Aroucha, presidente do CMDM-PA, com apoio de Mariana Duque e Glaide Pereira (AGENDHA).
_________________________________________

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Conselho da Mulher de Paulo Afonso, Equipe do CRM e Equipe da DEAM visitaram Centro de Referência Loreta Valadares em Salvador

Por iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social, as representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Mariana Duque), Secretaria de Desenvolvimento Social (Janisabel), Equipe do Centro de Referência de Mulher de Paulo Afonso (Glauce Kely, Natácia e Fabiana) e a Equipe da DEAM (Bel. Mirela e Zelaine), visitaram no dia 23 de julho, o Centro de Referência Loreta Valadares em Salvador, com o objetivo de conhecer mais produndamente os serviços deste Centro, como referência para o de Paulo Afonso/BA.
_______________________________________

terça-feira, 27 de julho de 2010

MULHERES DE PAULO AFONSO CONQUISTAM MERECIDAMENTE O CENTRO DE REFERÊNCIA DA MULHER

O Conselho da Mulher é vinculado a Secretaria de Desenvolvimento Social do Município e em 2008 com a informação do edital de apoio a Construção de Centros de Referência da Mulher em Situação de Violência, teve a iniciativa de indicar e ajudar a elaborar um Projeto que foi apresentado e aprovado pela Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (Governo Federal), com o apoio da Superintendência de Política para as Mulheres/SEPROMI (Governo Estadual) e contrapartida da Prefeitura Municipal de Paulo Afonso (Governo Municipal).

A atual gestão municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, iniciou e concluiu a obra e com todas estas forças e parcerias, dia 07 de agosto, quando se comemora a sanção da Lei Maria da Penha que coíbe a violência contra a mulher, Paulo Afonso/BA receberá o Primeiro Centro de Referência da Mulher da Região. Por sua vez, o Conselho, sempre consultado, continuou contribuindo para que a implementação das ações deste Centro sejam as mais acolhedoras, eficientes e melhores possíveis.

O Centro de Referência da Mulher em Situação de Violência, localizado na Av. ACM, no bairro BNH, funcionará com as seguintes atribuições: atendimento psicológico, social e jurídico, prestando serviços de orientação e informação às mulheres em situação de violência.

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, enquanto instância de Controle Social, com a finalidade de formular, acompanhar e propor medidas para eliminar a discriminação de gênero e garantir às mulheres as condições de liberdade e igualdade de direitos e a plena participação nas atividades políticas, sociais, ambientais, econômicas e culturais, cumpre o seu papel e atua com reconhecimento ao Governo Municipal, Governo Estadual, Governo Federal, Organizações da Sociedade Civil e população em geral na conquista desta Instância de Cidadania e reafirma que o Centro de Referência da Mulher, foi um esforço e uma conquista as muitas mãos e todas foram indispensavelmente importantes.

Tanto o Governo Municipal, quanto o Estadual e o Federal, cumprem o dever de assegurar a implementação das propostas de políticas públicas voltadas para as mulheres, construídas e aprovadas nas Conferências que realizamos e participamos decisivamente ao nível local, regional, estadual e nacional.

Como um Conselho que atua com autonomia sociopolítica, continuará se colocando a disposição da comunidade para juntos realizarem o controle social e garantirem a qualidade cada vez maior e mais ampla destas Redes de Serviços de Atendimento à Mulher: CREAS, CRAS, DEAM, CRM, dentre outras, que inclusive neste município, são referências de boas práticas neste país.

Nossos agradecimentos a todas as pessoas e Instituições que contribuíram para que Paulo Afonso/BA tenha mais este espaço de cidadania voltado para as mulheres. Elas merecem, suas famílias merecem! Nós merecemos!
__________________________

domingo, 14 de março de 2010

Semana da Mulher: Empreendedorismo Feminino e Produção Sustentável

Pela primeira vez no Brasil, o empreendedorismo feminino ultrapassou o empreendedorismo masculino. Em 2007, as brasileiras representaram 52% dos empreendedores adultos (18 a 64 anos), contra uma participação de apenas 29% em 2001. Com o desempenho de 2007, as brasileiras são as sétimas mais empreendedoras do mundo, segundo dados do GEM.

Outra atividade realizada na Semana da Mulher, numa parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES) e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), foi a palestra sobre Empreendedorismo Feminino e Produção Sustentável, proferida pela Presidente do Conselho e também Coordenadora da AGENDHA e do Programa de Economia Ecológica pela Bodega de Produtos Sustentáveis do Bioma Caatinga, Edvalda Aroucha.

As 52 mulheres que participaram vivem da produção artesanal, sendo de significativa parte, a única fonte de renda que vem sustentando suas famílias. "Já comprei até uma casa, só com a minha produção artesanal", disse orgulhosamente uma delas.

A palestrante motivou as artesãs a dialogarem sobre os desafios da mulher construir sua autonomia econômica aliada as atividaes domésticas, ainda como forte atribuição feminina.

Após apresentar a experiência de organização e comercialização de produtos da sociobiodiversidade, houve um rápido levantamento de propostas para a melhoria do trabalho das artesãs no município, destacando-se a necessidade de apoio estrutural e a busca de uma produção artesanal com mais identidade com a história e a natureza de Paulo Afonso/BA.

Mônica, responsável pelo Programa de Geração de Renda na Secretaria de Desenvolvimento Social, ressaltou os trabalhos que vem sendo apoiados e estimulados pela SEDES, bem como outros que estão em análise, como o de produção de utensílios de barro (artesanatos utilitários).

No sentido de assegurar que as mulheres artesãs possam cada vez mais melhorar os trabalhos que vem desenvolvendo, nos comprometemos em acompanhar e apoiar o que estiver ao alcanece do Conselho e de suas parcerias.

É claro que um tema como este, é instigante e frutífero, por isto haverá continuidade e o Conselho se coloca a disposição.

Tela: As Costureiras, de Tarsila do Amaral
__________________________________

Semana da Mulher: Realizada Oficinas com Educadoras das Escolas do Município

"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."
Paulo Freire

Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES) e a Secretaria Municipal de Educação (SME), as equipes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), realizaram dia 12 de março, a Oficina "Com Paz e Segurança se aprende mais" com foco na Redução da Violência nas Escolas. Participaram desta Oficina 110 Profissionais da Educação, assistindo a Palestra sobre a Relação da Lei Maria da Penha com a Educação e a Escola, proferida pela Dra. Mirela Matos (Delegada da DEAM) e em seguida de um Diagnóstico Rapido, elaborado pelo Conselho da Mulher e aplicado pela ecopedagoga Valda Aroucha, também presidente deste Conselho.


O Resultado deste trabalho, registrado pela equipe Jacilândia Rodirgues Barros (Psicóloga), Zelaine Cristina (Assistente Social) e Mariana Duque (Secretária), será sistematizado e posteriormente devolvido as Escolas que participaram, com o objetivo de colocar em prática as propostas apresentadas.


A Secretária de Desenvolvimento Social, Sra. Ana Clara que participou da abertura dos trabalhos e em seu pronunciamento destacou a importância desta Oficina e os agradecimentos a todas as pessoas presentes, fará junto ao Conselho da Mulher, a apresentação e o encaminhamento deste Relatório.
__________________________________

segunda-feira, 1 de março de 2010

Programação Semana da Mulher Março 2010 Chesf - Regional Paulo Afonso/BA

Objetivo:
Promover, em consonância com as orientações do Comitê de Gênero da Chesf, espaço de discussão e aprendizado sobre temas como: As dimensões do poder nas relações de gênero; Práticas de RSE com foco nas políticas afirmativas para as mulheres e Saúde da Mulher.

Período:
08 a 12 de março de 2010

Público: empregados e empregadas Chesf, corpo gerencial, empregadas das empresas terceirizadas, esposas dos empregados e instituições convidadas.
Ato Comemorativo – Dia Internacional da Mulher

Dia 08 de março:
Horário: 14 horas
Local: Memorial Chesf
Abertura da Semana
Aeróbica de integração
Falas de Abertura – Sr. APA e Sr. GRP

  • Subtema 1: Iniciativa Social – Denunciar crimes contra mulheres, crianças e adolescentes
    Apresentação: Avanços do Projeto Gerando Energias para Construção de Conselhos da Mulher
  • Subtema 2: Iniciativa Solidária – Partilhar o poder na família e no trabalho

Palestra: Dimensões do poder e relações de gênero
Pontos abordados na palestra: o poder compartilhado na família e nas relações do trabalho, invisíveis desigualdades no cotidiano organizacional e o poder instituído;
Palestrante: Suely Oliveira – SOS CORPO (contratação DA)
Coquetel

  • Subtema 3: Iniciativa Educativa – Cuidar da saúde para ter uma vida saudável

Palestra sobre Beleza e Saúde/ Índice RCQ - Saúde Ocupacional
(aeróbica e entrega de lembrancinhas)

10 e e 11 de março:
Palestra-relâmpago itinerante - Beleza e Saúde
Responsável: Saúde Ocupacional

Dia 12 de março:

  • Subtema 4: Iniciativa Educativa – Capacitar-se! Construir conceitos de gênero

Oficinas: Construindo conceitos de gênero
Público: Empregadas e empregados Chesf e das empresas terceirizadas
Local: SPTO (manhã e tarde)
Responsáveis: Gabinete APA / GT de Gênero
Facilitadoras: Rosângela e Fátima APA

_______________________

sábado, 27 de fevereiro de 2010

PROGRAMAÇÃO SEMANA DA MULHER - MARÇO 2010 SEDES, CMDM-PA e Parceiros

As atividades terão início no dia 6 de março, das 8h às 12h, no Centro de Especialidades Médicas onde serão realizados atendimentos com especialistas em ginecologia, oftamologia, cardiologia, endocrinologia, dermatologia, nutrição, nefrologia e odontologia; palestras, sorteios de brindes e entrega de medicamentos da rede SUS. Ainda no dia 6 serão realizados pedágios educativos na Avenida Getúlio Vargas sobre doenças sexualmente transmissíveis e AIDS, com realização de testes rápidos para detecção de HIV no Centro de Especialidades Médicas.


No dia 7, a programação continua no Bairro Tancredo Neves, com os procedimentos médicos no PSF Santa Inês, palestras, sorteios de brindes e entrega de medicamentos da rede SUS. Acontece ainda pedágio nas ruas do bairro e realização de testes para detecção do HIV no Hospital de Paulo Afonso, das 7h às 13h.


No dia 8 as atividades serão voltadas para as pacientes do Serviço de Testagem e Aconselhamento (Seta), entrega de kits para os primeiros bebês do sexo feminino nascidos no Hospital Nair Alves de Souza e Hospital de Paulo Afonso, no BTN e almoço festivo no Restaurante Popular. Das 13h às 22h serão feitos CPF para alunas acima de 14 anos da rede municipal de ensino nas próprias escolas e às 17, será realizado o Chá Dançante do Projeto Celebrando a Vida com os Idosos, no Centro de Cultura Lindinalva Cabral.


Na terça-feira, 9, o dia começa no Conjunto Penal, onde será realizado café da manhã e entrega de kits de higiene e jogos de cama para mulheres em situação de prisão; palestra e almoço comemorativo para mulheres usuárias do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS).

A partir das 9h, na quarta-feira, dia 10, serão feitas homenagens para as mulheres idosas da Casa de Repouso Vicente de Paulo.


Encerrada a programação, na sexta-feira, 12, palestra para mulheres usuárias do CRAS sobre direitos da mulher e promoção do Dia da Beleza; oficina para profissionais da rede municipal de ensino sobre a Lei Maria da Penha no Colégio Luís Eduardo Magalhães e às 18h, palestra sobre empreendedorismo, produção sustentável, na Praça Dom Jackson, em frente à Igreja Nossa Senhora de Fátima.


Toda a programação será realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Turismo e DEAM (Delegacia Especial de Atendimento à Mulher) e apoio da Rede de Serviço de Atendimento à Mulher (Centro de Referência de Assistência Sócia - CRAS, Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS e Assessoria Jurídica Municipal, CAPS II e AD).


Durante toda a semana serão distribuídos adesivos para geladeiras com o telefone da rede de atendimento à mulher e cartilhas informativas com o tema "O que as Políticas Públicas devem fazer por você e o que você deve fazer por você mesma".
_________________________

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, de paulo Afonso, em breve será inaugurado

Construção do Centro de Referência de Atendimento à Mulher
Reunião com a Superintendência de Política para as Mulheres (09/02/2010). pela ordem: Valda Aroucha, Presidente do CMDM; Valdecir Nascimento, Superintendente; Ana Clara, Secretária de Desenvolvimento Social; Mana Pinho, Consultora da SEDES; Maria Lícia, Assistente Social (SEDES) e Bel. Mirela Matos (DEAM).


O Conselho da Mulher é vinculado a Secretaria de Desenvolvimento Social do Município e em 2008 com a informação do edital de apoio a Construção de Centros de Referência da Mulher em Situação de Violência, teve a iniciativa de indicar e ajudar a elaborar um Projeto que foi apresentado e aprovado pela Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, com a contrapartida da Prefeitura Municipal de Paulo Afonso e apoio da Superintendência de Política para as Mulheres/SEPROMI.

Em plena continuidade e breve conclusão nesta atual Gestão Municipal, a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e a Delegacia Especializada no Atendimento (DEAM), dia 09 de fevereiro de 2010, reuniram-se com a Superintendente de Política para as Mulheres/SEPROMI, Sra. Valdecir Nascimento, para assegurar a contrapartida do Governo Estadual da Bahia (foto).

Com todas estas forças e parcerias, em março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher, Paulo Afonso/BA receberá o Primeiro Centro de Referência da Mulher da Região.

Para tanto, muitas mãos e iniciativas se juntaram:
  • Conselho da Mulher: iniciativa e apoio na elaboração do Projeto e acompanhamento ao processo de construção, implantação e funcionamento;
  • Prefeitura Municipal de Paulo Afonso: doação da área para a construção (300m2), R$ 13.733,96 para aquisição de material de consumo, papelaria, brinquedoteca e divulgação, bem como as condições para a sustentabilidade do funcionamento deste Centro: pessoal (auxiliares administrativos, vigilantes, motorista) e ainda, combustível e manutenção da estrutura como um todo;
  • Governo do Estado da Bahia - SEPROMI, através da Superintendência de Política para as Mulheres: R$ 214.000,00 sendo 107.000,00/ano, em 3 parcelas, para sustentabilidade da equipe técnica: 01 assistente social, 01 psicóloga/o, 01 pedagoga/o e 01 advogada/o;
  • Governo Federal – Secretaria Nacional de Política para s Mulheres, com o aporte de 274.679,25, sendo R$ 197.191,95 para a construção, 48.487,30 para aquisição de material permanente e R$ 29.000,00 para aquisição de um veículo.
O Centro de Referência da Mulher em Situação de Violência, na Av. ACM, no bairro BNH, funcionará com as seguintes atribuições: atendimento psicológico, social e jurídico, prestando serviços de orientação e informação às mulheres em situação de violência.

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, enquanto instância de Controle Social, com a finalidade de formular, acompanhar e propor medidas para eliminar a discriminação de gênero e garantir às mulheres as condições de liberdade e igualdade de direitos e a plena participação nas atividades políticas, sociais, ambientais, econômicas e culturais, cumpre o seu papel e atua com reconhecimento a todos os Organismos Públicos (Federal, Estadual e Municipal), Organizações da Sociedade Civil e população em geral, que defendem e asseguram, o que nós mulheres, estamos continuadamente lutando: por um mundo melhor, no qual todas as pessoas, de todas as idades, têm direitos e merecem a felicidade, sentida pela fé e pelo trabalho, lazer, terra, moradia, alimento, água, saúde, segurança, paz, muita paz!
____________________________

domingo, 7 de fevereiro de 2010

NO CARNAVAL 2010, SÓ ALEGRIA!!!

Cala a boca menino
Composição: Capiba


Sempre ouvi dizer que numa mulher, não se bate nem com uma flor

Loira ou morena, não importa a cor , não se bate nem com uma flor.

Imagem: Cartões - zazzle.com.br
__________________________________

sábado, 23 de janeiro de 2010

Enquete: O que sugere como atividade ou política pública para a Semana da Mulher?

Se você deseja opiniar sobre quais atividades ou quais as principais demandas e prioridades de políticas públicas voltadas para as Mulheres devem ser realizadas pelos Organismos Públicos do Município de Paulo Afonso, durante a Semana da Mulher (8 a 12 de Março de 2010), escreva para o Conselho da Mulher: cmdmpa@gmail.com e faça as suas sugestões.

Se também desejar colaborar com algumas das atividades sugeridas, coloque os seus contatos.


Se for proposta de evento colocaremos em pauta para ser analisada na Reunião de Planejamento da Semana da Mulher em fevereiro; Se for uma proposta de Política Pública continuada e voltada para as Mulheres, de responsabilidade do município, apresentaremos a Instância cabível para ser analisada e as pertinenências de sua aplicabilidade com a prioridade que requerer.

Para qualquer das suas propostas, enviaremos uma resposta e vamos ficar na torcida de poder corresponder as suas expectativas, pois como é de notório saber, Conselhos, tem suas limitações em funções, atribuições e deliberações. Entretanto, enquanto instância de Controle Social, asseguramos nossa atenta e cuidosa análise da sua proposta e estando dentre as nossas atribuições, passaremos a adotá-la como também prioridade de luta deste Conselho. Então passaremos a uma luta coletiva, contando com seu apoio.

De qualquer modo, o diálogo será estabelecido e alimentado e o Conselho desde já agradece por suas contribuições.
______________________________________

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Para as Mulheres que receberam 2010 confiantes de que as vezes "Começar de Novo" é um grande e maravilhoso reencontro consigo mesma!

Começar de novo
(Ivan Lins e Victor Martins)

Começar de novo e contar comigo
Vai valer a pena ter amanhecido
Ter me rebelado, ter me debatido
Ter me machucado, ter sobrevivido
Ter virado a mesa, ter me conhecido
Ter virado o barco, ter me socorrido
Começar de novo e contar comigo
Vai valer a pena ter amanhecido
Sem as suas garras sempre tão seguras
Sem o teu fantasma, sem tua moldura
Sem suas escoras, sem o teu domínio
Sem tuas esporas, sem o teu fascínio
Começar de novo e contar comigo
Vai valer a pena já ter te esquecido
Começar de novo
____________________________